quinta-feira, 25 de setembro de 2014

E se te perguntarem? Quem é Sai Baba?

E se te perguntarem? Quem é Sai Baba?
Muitas vezes, os devotos querem saber como falar de seu Mestre espiritual para aqueles que querem conhecê-lo. Qual a abordagem correta?



Falar sobre suas obras sociais, como o Hospital de Super-Especialidades? Falar sobre a Educação em Valores Humanos? Contar algumas histórias incríveis, consideradas milagrosas, de curas, salvamentos e outras bênçãos? Comentar seus poderes de materialização de objetos diversos? Recomendar a leitura, estudo e prática de suas mensagens? Sugerir uma oração pedindo a Deus que revele a Verdade sobre Sathya Sai Baba, menino pobre que hoje é mundialmente conhecido e visitado até pelo presidente de seu país? Ou então narrar a celebração do Mahashivarathri, quando se canta a noite inteira, sem parar, a Shiva, o Deus da Transformação, visando à destruição do próprio ego? Ou ainda, simplesmente, falar sobre sua própria experiência pessoal sobre como foi seu contato com Sai Baba?

Numa ocasião, Sathya Sai sugeriu que, quando perguntassem sobre ele, respondessem cantando a seguinte canção:

Original e Tradução para o português:

Love is my form
Truth is my breath
Bliss is my food

Amor é minha forma
Verdade é minha respiração
Felicidade é meu alimento

My life is my message
Expansion is my life

Minha vida é minha mensagem
Expansão é minha vida

No season for love
No reason for love
No birth, no death

Sem estação para o amor
Sem motivo para o amor
Sem nascimento, sem morte

Prema, Sathya, Ananda
Shanti, Dharma, Ananda

Amor, Verdade, Bem-Aventurança
Paz, Retidão, Alegria Transcendental

Shirdi Sai, Parthi Sai
Prema Sai, Jay Jay (2x) Shirdi Sai, Parthi Sai
Prema Sai, Vitória Vitória! (2x)

O verso "Sem estação para o amor" se refere às estações do ano - outono, inverno, primavera e verão - significando que não há uma ocasião ou um momento mais apropriado para o amor, e sim que todos os momentos são apropriados para o amor. Um amor que precise de um motivo não é o amor supremo. Esse Amor não tem nem precisa de motivo. Não tem início e jamais terá um final.


O verso "Shirdi Sai, Parthi Sai, Prema Sai" se refere à sua tríplice manifestação. A anterior, como Sai Baba de Shirdi; a atual, como Sathya Sai, ou Parthi Sai, onde Parthi se refere à cidade de Puttaparthi, onde nasceu; e a que virá a seguir, como Prema Sai.

Podemos ver que Sai Baba se apresenta nessa canção identificando-se principalmente com as qualidades do Ser, em conformidade com sua mensagem de que o ser humano não é o corpo, mas sim essas qualidades manifestadas através de um aparato físico, que corresponde ao corpo. Essa é a perspectiva correta. Sem essa consciência, o homem vem conduzindo o mundo para a destruição, evidenciando sua ignorância.

"Felicidade é meu alimento" novamente revela que ele está se identificando com seu verdadeiro Ser, e que essa alegria não provém de nada externo. Essa alegria se origina em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário