terça-feira, 24 de junho de 2014

Baba fala sobre a Organização
Discurso Inaugural - 1ª Conferência Nacional das Organizações de Serviço
Bhagavan Sri Sathya Sai Baba da Índia -
Madras, 20/04/1967

Como o alimento para um homem faminto, como as chuvas sobre a terra seca, a ciência Védica da auto descoberta espiritual é o salva-vidas da humanidade, que afunda no abismo da destruição porque perdeu a âncora da verdade, moralidade, paz e amor. Vocês são os instrumentos para a disseminação da ciência Védica até os mais remotos cantos deste vasto país. Vocês são os escolhidos! Devem demonstrar pela pregação e pelo exemplo, que o caminho para a auto realização é o caminho para a perfeita alegria. Então, sobre seus ombros está uma grande responsabilidade: a de demonstrar por sua calma, compostura, humildade, pureza, virtude, coragem e convicção sob todas as circunstâncias, que a disciplina espiritual que praticam os transformou em pessoas melhores, mais felizes e mais úteis. Pratiquem e demonstrem, não afirmem em palavras enquanto negam em seus atos.

O mar é considerado sagrado, até mais que qualquer rio, porque todos os rios terminam nele. Esta assembléia de trabalhadores de toda a Índia é, portanto, uma congregação sagrada, representativa da confluência de rios de devoção. Tornou-se imperativo planejar o processo de levar o conhecimento espiritual a cada porta, pois a inundação gigantesca da moderna civilização das máquinas está fazendo com que sejam rapidamente esquecidos todos os traços do Divino que há no homem.
A atmosfera está, atualmente, poluída pela competição doentia

O Atma, que pode conferir a eterna alegria é ignorado e o homem corre como um selvagem, pelo fundo do mar ou pelo espaço exterior, para satisfazer seu orgulho e necessidade de fama. Algumas pessoas precisam, agora, se expor e declarar corajosamente, a partir de sua própria e genuína experiência, que a alegria de alcançar a Lua não é nada comparada com a alegria de alcançar a Lua Interior da Bem-aventurança e a sua fonte, o Atma. Dizer uma coisa e fazer outra negará o próprio propósito. O mais leve sinal de hipocrisia enfraquecerá as fundações do edifício. Esta é a razão pela qual é necessário estabelecer alguns testes e qualificações, algumas diretrizes gerais para aqueles que desejam ser trabalhadores neste campo. Padrões e um auto exame sistemático são necessários em cada estágio, para o sucesso de cada empreendimento.

A atmosfera está, atualmente, poluída pelo ódio, ganância e competição doentia, que destróem as virtudes da reverência, humildade e equanimidade. O mundo e suas atrações efêmeras se tornaram a meta do esforço humano. Deus, que é a Fonte, Sustento e Suprema Meta, é ignorado tanto no mundo exterior quanto no mundo interno dos impulsos e do intelecto. Assim, as Organizações que vocês estão representando precisam estar sempre vigilantes e eficientes, pois de outro modo vocês também serão lançados neste redemoinho.
Não quero mantê-los aqui por mais tempo, pois precisam se reunir em grupos e apreciar os pontos a serem discutidos e esclarecidos, nas sessões desta Conferência; alguns ainda precisam se reunir em comitês para prepararem relatórios e listas de sugestões e recomendações a serem apresentadas à Conferência. Então, Eu os abençôo e permito que sigam para seus aposentos, a fim de que possam se encontrar no início da tarde para o próximo estágio de discussões.

Traduzido da versão em inglês contida no livro Sathya Sai Speaks Vol. VII, pág. 89


Nenhum comentário:

Postar um comentário