terça-feira, 11 de março de 2014

FAÇAM DE DEUS O ALICERCE DE SUAS VIDAS

FAÇAM DE DEUS O ALICERCE DE SUAS VIDAS

OS VEDAS BUSCAM PROMOVER OS BONS PENSAMENTOS

Encarnações do Amor!
Quaisquer que sejam as outras crenças que vocês possam acalentar, tenham fé firme em Deus. É um infortúnio que a grande maioria da humanidade leve vidas mundanas esquecendo-se de Deus. Façam de Deus o alicerce de suas vidas. Desincumbam-se de seus deveres normais. O Dever é Deus. O trabalho é Adoração. Espiritualizem todas as suas ações e considerem o que quer que aconteça como ações para seu bem. Aprendam a experimentar a ventura perene procurando a união com Deus. Nunca se esqueçam de Deus. Não vão em busca das coisas do mundo. Não tenham nenhum medo da morte. Quando suas vidas estiverem enraizadas nestas três máximas, vocês realizarão o Atma. 
Estar Cônscio é a Pura Conscientização
Os sábios indianos dos tempos antigos estabeleceram o lugar de honra e de estima mais alto para a palavra Atma. O Atma também conota a consciência ou o estar-se cônscio. Esta consciência  encontra expressão no termo Aham (Eu). Quando este Aham se identifica com uma forma corporal, torna-se Ahamkara (ego). Este ego não é o estado natural de Aham. É por se relacionar com uma forma particular que ele se torna Ahamkara. Ele é, na verdade, a consciência pura e imácula.
É a mente que se coloca no caminho para a própria compreensão de Aham. Do mesmo modo que as nuvens que surgem dos vapores produzidos pelo sol podem esconder o sol por algum tempo, a mente, por seus pensamentos e desejos, oculta o Aham, embora ela surja do Atma. O papel da mente em relação ao princípio Átmico deve ser compreendido adequadamente. Ela funciona como um obstáculo para a conscientização do Atma.
O termo ‘Eu’ (Nenu, em Télugo) tem sua origem no Atma. O Eu é a forma de Aham. Termos como Aham, Deus, Consciência e Atma são todos sinônimos. Quando o Aham é bem entendido, a pessoa se torna Conhecedora do Atma (conhecedora do Self). 
Este é um princípio fundamental ao qual o ‘Eu’ está relacionado. O ‘Eu’ não tem nenhuma base no corpo. Ele tem que reconhecer sua ligação com sua fonte primária. Todo objeto no mundo tem sua origem numa fonte primária. Há um fonte primordial, que é responsável por toda a criação. Muito poucos questionam quanto à natureza desta fonte.
Aqueles que aspiram pela pura ventura devem esforçar-se para adquirir a experiência Átmica. Quando se tem a visão Átmica, reconhece-se o Uno que permeia todas as coisas. Esta consciência não pode vir através do estudo das escrituras.
As Organizações Sai devem funcionar sobre a base de que o Espírito, que é o residente interno em cada um, é o mesmo Atma. Nomes e formas podem variar. Toda pessoa deve desenvolver este senso de unidade (não dualismo) e prestar serviço à sociedade com espírito de humildade. Não deve haver espírito de condescendência.
Encham seus Corações com o Néctar dos Vedas
Sri Krishna declarou na Gita que o Senhor desce como Avatar para punir os maus e proteger os bons. Não quer dizer que o propósito do Avatar é o de destruir os malfeitores. O mal se refere aos maus pensamentos. Estes pensamentos estão em todos. São eles que devem ser destruídos. O Dharma é a própria Divindade. Os Vedas procuram promover os bons pensamentos, eliminar as idéias do mal e ajudar a humanidade a viver uma boa vida. Por isso, eles devem ser acalentados e nutridos.
Se as injunções dadas nos Vedas e Sastras forem seguidas pela humanidade, ela será libertada da aflição. A maior parte de nossos problemas surgiu porque esquecemos os Vedas. A Terra sempre teve o poder de atração. Mas, o cientista Newton fez experiências e descobriu o poder de atração da Terra. A Terra tinha o poder de atrair antes da descoberta de Newton. Do mesmo modo, os sábios Védicos realizaram explorações espirituais com base nos Vedas. Porque seus achados foram dados a conhecer em Bharat (Índia), não se pode dizer que os Vedas não vão ser  encontrados em nenhum outro lugar. Os Vedas abrangem o mundo inteiro e são imanentes em toda parte. Os Bharatiyas (Indianos) não podem negar a verdade sobre a gravitação meramente porque um estrangeiro como Newton a descobriu. Similarmente, outras pessoas fora da Índia não podem negar a validade dos Vedas porque os Bharatiyas descobriram suas verdades.
Nas Instituições Educacionais Sai, os estudantes, desde as classes primárias até o nível de Ph.D., estudam os Vedas. Os estudantes estão recebendo o encorajamento de que necessitam. É porque os estudantes, na maioria das outras instituições educacionais, estão se desencaminhando, que a nação está mergulhada em confusão e caos. As pessoas tendem a falar de uma forma e agir de maneira diferente. É esta dicotomia que resultou na desconsideração pública pelos Vedas. Se aqueles que estão em posições de responsabilidade não viverem de acordo com suas palavras, como as pessoas podem ter fé nelas?
Todo ser humano deve reverenciar os Vedas. Eles são o próprio alicerce da vida. Todo ato da vida diária tem sua raízes nos Vedas. Saiba cada um disto ou não, os Vedas permeiam tudo. No Yajna, o Senhor Narayana aparece como a personificação dos Vedas. Yajna é a manifestação de Narayana. Yajna significa Thyaga (sacrifício). Sacrifício quer dizer, na verdade, abandonar todos os maus pensamentos, o egoísmo, as más qualidades, os desejos impuros e as ações erradas. Somente então, a visão da Divindade por ser experienciada. Numa mente vazia pode-se colocar qualquer coisa. Mas, como se esvazia uma mente que está cheia de toda sorte de lixo? E sem limpá-la, como se pode encontrar espaço para pensamentos puros? Os seus corações estão cheios de todo tipo de sentimentos. Como se pode enchê-los com o néctar dos Vedas? Todo mundo deve considerar como seu primeiríssimo dever trabalhar pela revivescência dos Vedas e viver o modo de vida Védico.
- Excerto dos Discursos de Dasara de Bhagavan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário