terça-feira, 13 de agosto de 2013

Guru Purnima em Prasanthi Nialyam. 2013

  







Om Sai Ram, Amados Irmãos e Irmãs,
Segue comunicado do Dr. Narendranath Reddy sobre as comemorações do Guru Purnima em Prasanthi Nialyam.

No serviço a Sai,
Coordenação Nacional de Difusão
Conselho Central do Brasil

CONSELHO DE PRASANTHI - 4 de agosto de 2013

Queridos irmãos e irmãs,
Saudações e amoroso Sai Ram a todos vocês.

É com muita humildade e alegria que tenho a oportunidade de compartilhar notícias sobre as recentes celebrações do Guru Purnima de 2013, glorificando nosso Senhor, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, nosso Guru e Deus. Bhagavan disse que o Guru é aquele que revela a guri (meta) ao discípulo. Guri aqui refere-se à meta do Princípio Átmico. O termo Guru significa aquele que dissipa a escuridão da ignorância e confere a luz da sabedoria. “Gu” significa aquele que está além dos atributos (gunas) e “ru” significa aquele que está além das formas (rupas). Assim, quando nos entregamos a Sai, Ele nos ajuda a cruzar o oceano de samsara e alcançar a meta suprema, alcançando Brahman, que está além de nome, forma e atributos e transcende espaço, tempo e causalidade. Portanto, nesse auspicioso dia de Guru Purnima, buscadores espirituais de todo o mundo expressaram seu amor, reverência e gratidão a Bhagavan por guiá-los no caminho espiritual.

O festival do Guru Purnima foi celebrado em Puttaparthi ao longo de duas semanas repletas de palestras inspiradoras de devotos experientes, peças teatrais e danças pelos jovens e crianças, no Sai Kulwant Hall, concertos musicais por talentosos artistas e atividades inspiradoras de serviço, incluindo acampamentos médicos e Narayana Seva (distribuição de alimentos). Presumo que muitos de vocês assistiram aos programas ao vivo de Prasanthi Nilayam por meio da Radio Sai Global Harmony.

De 17 a 20 de julho de 2013, uma Conferência Internacional com o tema “O Divino Legado de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba” foi organizada pela Zona 4 (países do Sudeste da Ásia). Em consonância com o título da conferência, muitos devotos experientes compartilharam suas experiências e lições aprendidas nos divinos pés de lótus de Bhagavan. O programa foi enriquecedor e todos os participantes da conferência ficaram cheios de alegria. No dia 22 de julho, a manhã do Guru Purnima foi anunciada por uma melódica oferenda musical feita pelos estudantes do Instituto Sri Sathya Sai de Ensino Superior. Sri Satyajit Salian, que está atualmente à frente do Programa Sri Sathya Sai Vidya Vahini, deu então um relato detalhado do progresso desse programa em espalhar esse modelo único de educação pela Índia. O Dr. Dalton de Souza Amorim, Professor da Universidade de São Paulo e Presidente da Zona 2B falou sobre a importância da prática da mensagem de Baba em nossas vidas. O programa matutino terminou com excertos de um divino discurso de Swami sobre o princípio do Soham.

À tarde, palestras, uma apresentação de vídeo sobre Swami, uma oferta de música carnática pela talentosa artista Sra. S. Sowmya e bhajans concluíram as celebrações do dia do Guru Purnima deste ano em Prasanthi Nilayam. O Guru Purnima de 2013 marca o jubileu de ouro do evento miraculoso em que Bhagavan, por pura compaixão e amor por Seus devotos, curou a Si mesmo de um derrame paralisante que Ele havia tomado para Si. Bhagavan então fez Sua declaração histórica ao mundo; Bhagavan Sri Sathya Sai Baba é o Paripurna Shiva-Shakti Avatar.

Em 23 de julho, os devotos de Bali apresentaram um programa de dança, chamado “Krishna & Gopalas”, retratando as divertidas brincadeiras do Senhor Krishna com Seus gopalas (vaqueiros). Isso foi seguido por um programa musical do coral mexicano, que celebrou 40 anos da Organização Sathya Sai do México. Os devotos mexicanos ofereceram uma miscelânea de canções populares mexicanas, seguida por um buquê de canções devocionais. Na tarde seguinte, do dia 24 de julho, o Sai Kulwant Hall reverberou com a voz do Grupo de Sadhana de Glendale Arcadia juntamente com o grupo de Balvikas de Glendale, da Califórnia do Sul, EUA. Eles apresentaram uma seleção de canções e orações de diversas religiões. No dia 27 de julho, um coral internacional chamado “Sarvadharma”, dos países europeus da Zona 7 (região 73), formada por Polônia, Estônia, Lituânia e Letônia, foi conduzido por Maria Quoos, coordenadora central da região 73. O coral cantou harmoniosamente canções de diversas fés, refletindo o tema de que todos somos membros da mesma família, unida pela religião do amor.

Foi emocionante ver centenas de devotos dos países do Oriente Médio participarem do seminário “Da teoria à prática”, que aconteceu de 27 a 31 de julho. Devotos experientes compartilharam suas belas e memoráveis experiências com Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Os devotos do Oriente Médio apresentaram um programa cultural no Sai Kulwant Hall no dia 30 de julho com uma mistura de canções, comentários e narrações sobre a cultura islâmica e diálogos interativos explicando a essência do Mês Sagrado do Ramadan. Marcando o fim das duas semanas de festividades de Guru Purnima, um grupo de músicos do Reino Unido ofereceu uma miscelânea instrumental em 1º de agosto de 2013.

Além disso, os dirigentes da Organização Internacional Sathya Sai de todas as zonas tiveram diversas reuniões para discutir o planejamento para as celebrações de 90 anos de Bhagavan Baba e para o festival mundial de jovens em julho de 2015. Muitas pré-conferências estão sendo planejadas em nível de zona e a nível nacional. Esses encontros permitirão que todos participem e compartilhem o amor de Bhagavan. Os dirigentes de zona e dos países comunicarão periodicamente sobre esses eventos.

Durante o festival de Guru Purnima, um grupo internacional de médicos e funcionários realizou um acampamento médico de cinco dias de duração em Prasanthi Nilayam. Eles atenderam 1618 pacientes, dos quais 239 precisavam de tratamento médico crítico.
Fiz um breve resumo de alguns destaques e programas durante o festival do Guru Purnima deste ano. A graça e a presença de Bhagavan foram profundamente sentidas por aqueles que participaram, e os devotos ficaram repletos de Ananda.

Agradeço os membros do Sri Sathya Sai Central Trust e os funcionários do Ashram por fornecerem total apoio para todas as atividades internacionais. Agradeço também aos funcionários do Instituto Sri Sathya Sai de Ensino Superior e da Radio Sai Global Harmony por apoiar nossos programas e por depois fornecer cobertura por meio de sua rede para todo o mundo. Finalmente, agradeço aos devotos da Organização Internacional, que trabalharam muito para fazer de cada programa uma oferenda digna aos divinos pés de lótus de nosso amado Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.

Dediquemos nossas vidas ao nosso supremo Guru e oremos pela força para amá-Lo e servi-Lo até nosso último suspiro.

Samastha Lokah Sukhino Bhavanthu.
Que todos os mundos sejam felizes.

Com amorosa estima,

Dr. Narendranath Reddy

Nenhum comentário:

Postar um comentário