segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Global Akhanda Bhajan 2014

Akhanda Bhajans
 24 horas de cânticos ininterruptos
8/9 de novembro (sábado/domingo)

Evento instituído por Bhagavan Sri Sathya Sai Baba em 1975, por ocasião de seu 50º Aniversário, a pedido de Seus devotos, para ser efetuado nos Centros Sai de todo o mundo, consistindo em 24 horas de cantos devocionais ininterruptos.



A seguir, trechos de discursos de Bhagavan Baba sobre o Akhanda Bhajans.

No dia 23 de novembro do ano passado, pessoas de todas as partes do mundo se reuniram aqui para celebrar o Jubileu de Ouro, e os dirigentes dos Centros estiveram aqui para a Segunda Conferência Mundial e outros eventos. Mais tarde, eles expressaram seu desejo de que lhes fosse concedida uma data antes do encerramento do Ano do Jubileu, para que, em seus próprios locais de origem, pudessem celebrar a feliz ocasião. Para não desapontá-los, foi decidido que, em todos os Centros do mundo, acontecessem cânticos devocionais em grupo por vinte e quatro horas sem parar, começando às 18h30min de ontem – sábado – e terminando às 18h30min de hoje. Por isso, em 42 países por todo o globo, mais de 7.000 Centros participaram entusiasticamente desse agradável compromisso. Isto recebeu o nome de Akhanda Bhajan, que quer dizer cantar bhajan sem interrupção. Mas, o que aconteceu foi realmente Akhanda Bhajan? Começou às 18h30min de um dia e se encerrou às 18h30min do dia seguinte. Podemos chamar isto de bhajan “ininterrupto?” O que é um período de 24 horas quando consideramos a vastidão do Universo e a eternidade do tempo? É só um piscar de olhos, uma parte mínima da vida do homem na Terra. Ao participarem da recitação do Nome de Deus por um único dia, vocês declaram ter realizado bhajan “sem interrupção!” Akhanda Bhajan deve ser tão contínuo quanto a própria respiração se queremos que mereça esse nome.

Vocês devem investigar o real significado do Sankirtan do qual participaram. Kirtan é “cantar em voz alta a Glória de Deus.” Sankirtan é o ato de cantar que tem origem no coração, não nos lábios ou na língua. É a expressão da emoção alegre que brota do coração quando a Glória de Deus é lembrada. É a manifestação espontânea do êxtase interior. Não se dá nenhuma atenção à crítica ou ao elogio que outros possam manifestar. Não se busca a admiração ou a apreciação dos ouvintes. É cantado para a alegria do próprio indivíduo, para a sua própria satisfação e deleite. Só um Kirtan desse tipo merece o nome Sankirtan.

O Namasankirtan pode purificar a atmosfera
Cantar esse intenso anseio por Deus e desfrutar da experiência de adorá-lO ajuda a purificar a atmosfera. O homem, atualmente, é forçado a respirar o ar poluído por sons que denotam violência, ódio, crueldade e perversidade. Por essa razão ele está se afastando rapidamente das altas realizações que lhe estão destinadas. As vibrações dos namasankirtans – das recitações sinceras do Nome do Senhor – podem limpar a atmosfera, deixando-a pura, calma e enobrecedora. É com esse elevado propósito em vista que este programa de Namasankirtan global foi concebido.

Nenhum homem pode escapar da influência da poluição do ar que ele respira. Os sons que produzimos, com boas ou más intenções, espalham-se pelo ar à nossa volta. Essa é a nossa experiência diária. Os sons produzidos pelas estações de rádio passam através da atmosfera e alcançam nossos lares, onde os sintonizamos. As vibrações viajam grandes distâncias e afetam a natureza daqueles que as inalam. A atmosfera afeta também a comida que o homem consome. A poluição da atmosfera é absorvida pelas plantas, que fornecem os grãos, que constituem a base das refeições; estas, por sua vez, moldam o caráter e o comportamento da pessoa que as consome. Quando o ambiente está limpo e livre de vibrações malignas, a comida também é pura e a pessoa desenvolve a tendência a ser amorosa e simples. É para assegurar que a atmosfera fique assim, que esse esforço espiritual, esse sadhana teve início em todo o mundo. (...)

Sankirtan ou Bhajan é de quatro tipos: guna sankirtan, lila sankirtan, bhava sankirtan e nama sankirtan. Guna significa “atributo”; então, guna sankirtan é a adoração, em canção, dos variados atributos de Deus: Onipresença, Onisciência, Compaixão, Majestade, etc. Lila significa “esporte divino”; portanto, lila sankirtan é a adoração, em canção, das várias expressões dos atributos divinos, evidenciados pelos relatos dos santos e profetas de todas as fés. Bhava significa “atitude mental”; assim, bhava sankirtan é a adoração, em canção, de Deus representado e percebido por meio dos vários tipos de relacionamentos possíveis. Alguns podem preferir adorá-lO como o Doador da Equanimidade, outros, como o Amigo, Guia e Guardião, outros mais, como um filho a quem adoram e oferecem cuidados e também existem aqueles que O amam como a um Amante Divino, a quem se oferece o supremo amor. Nama refere-se ao Nome de Deus e, portanto, nama sankirtan significa a adoração a Deus, invocando-O por vários Nomes, cada um descrevendo Sua Glória, Seus Feitos, Seu relacionamento com o indivíduo. (...)

Aqueles que só confiam na razão ou nas limitadas leis da ciência argumentam que a repetição do Nome que, afinal, é apenas som, não pode purificar ou corrigir a mente do homem. Porém, o Nome não é apenas “som.” Vocês estão aqui, quietos, sentados e escutando, mas, se alguém simplesmente gritar: “escorpião,” vocês se assustarão. Ou, caso alguém diga: “suco de limão”, começarão a salivar. Vocês podem estar sentados diante de um prato cheio de delícias, mas se alguém falar algo sujo ou desagradável, vocês certamente recusarão a comida. O mero som cria muita reação! (...)


Não procurem descobrir o mal nos outros
Quando as palavras referentes a situações comuns têm tal efeito transformador na mente do homem, aquelas que transmitem significados espirituais e elevados certamente ajudarão a purificar e corrigir suas mentes. Quando enchemos o ar com aspereza, nossa natureza se torna áspera. Quando enchemos a atmosfera de ódio, nós temos, forçosamente, que respirar o ar e sermos odiados também. Quando saturamos o ar com sons cheios de reverência, humildade, amor, coragem, autoconfiança e tolerância, nós mesmos nos beneficiaremos dessas qualidades. O coração é um filme e a mente é a lente; vire a lente em direção ao mundo e imagens mundanas entrarão no coração. Vire a lente em direção a Deus e ela transmitirá imagens do Divino.

Portanto, façam sempre o bem, vejam o bem, lembrem-se do bem e sejam bons. Não procurem descobrir ou discutir o mal que há nos outros pois a tentativa poluirá a sua própria mente. Quando vocês se envolvem na procura das faltas e falhas dos outros, estão pavimentando a estrada para desenvolver essas mesmas falhas e faltas em si. Contemplem o bem nos outros e, com o tempo, isso se tornará uma vantagem para vocês. A bondade latente em vocês será encorajada a brotar e florescer.

Quando Deus é invocado pela oração que emana do coração, seja uma vez só, Ele responde imediatamente. Porém, agora o chamado vem somente dos lábios e não tem o selo da sinceridade e da fé. Partindo dos lábios, ele deve voltar para a língua; daí deve mergulhar fundo na garganta, chegando depois até o coração, lá dentro. Só a prática espiritual contínua pode assegurar o sucesso nesse empreendimento. (...)
Este programa de bhajan contínuo por 24 horas em todos os países do mundo disseminou a mensagem do amor através dos Nomes que personificam o Amor Universal. A atmosfera foi saturada com pensamentos sobre Deus e com a paz e alegria que Ele distribui. O bhajan que realizaram aqui não afetou só essa área e esse ambiente em particular, mas transformará toda a atmosfera. Continuem com essa atitude de devoção e humildade, de serviço e tolerância e a atmosfera não será poluída pelo ódio. Não contaminem o ar com as vozes da aspereza, escândalo, insulto ou calúnia. Fiquem em silêncio quando sentirem vontade de expressar essas idéias; só isto já é um serviço a vocês e aos demais. (...)

Vocês também devem passar seus dias a cantar. Deixem que toda a sua vida seja um bhajan. Acreditem que Deus está em todos os lugares, o tempo todo e obtenham força, conforto e alegria cantando Sua Glória em Sua Presença. Deixem que a melodia e a harmonia brotem de seus corações e que todos se deliciem com o Amor que vocês expressam nessas canções.
Sathya Sai Baba – 14/11/1976


O divino Nome é altamente potente. Cada um dos diversos nomes de Deus tem um tipo de poder específico. Se vocês desejam fazer bom uso desse poder e extrair dele benefícios duradouros, vocês devem participar do Akhanda Bhajan. (...)

Vocês deveriam entoar o nome divino com todo seu coração, com fé total. A fé desenvolve amor a Deus, e esse amor a Deus confere o nascimento humano. Sem dúvida, as pessoas hoje estão repetindo o santo Nome, mas não com amor e fé inabalável. Elas estão mais preocupadas com a forma como os outros estão cantando e se seus sruthi (letra) e raga (melodia) estão em ordem, etc. Elas estão fazendo nama sankirtan com uma mente inconstante. Não pode haver qualquer transformação através desse nama sankirtan com a mente instável, apesar de fazerem isso por horas a fio. Nama sankirtan deve ser feito com absoluta concentração e fé inabalável como um yogi. Diz-se "Sathatham yoginah". Pode-se atingir grande transformação se a mente estiver firmemente concentrada no Nome Divino.

Quando um puxador está cantando um determinado bhajan, os outros cantores estão pensando na próxima canção que irão cantar. Portanto, sua atenção é desviada, e o resultado é que eles permanecem apenas como seres humanos ordinários. As canções devocionais dos bhajan não terá qualquer efeito sobre eles; não poderá transportá-los para a esfera mais elevada da Divindade. (...)

Vocês podem ocupar-se de suas rotinas diárias. Mas, enquanto ocupar-se de seus deveres em sua própria casa ou no mundo exterior, lembrem-se constantemente de que: “Tudo o que eu faço, penso ou falo tudo pertence a Deus.” (...)

Não há qualquer utilidade em se contar os segundos e minutos enquanto se faz nama sankirtan, pensando, "Eu fiz nama sankirtan, por tantos segundos, tantos minutos." É suficiente se vocês recitarem o nome divino apenas uma vez, com todo seu coração. É como o ponteiro das horas em um relógio, que tem certo valor. Esse cantar com sinceridade tornou-se raro nos dias de hoje. Algumas pessoas, participando dos bhajans, dizem, "Hoje eu não estou bem. Estou com dor de garganta devido a tosse e resfriado. Não posso cantar."

Na verdade, vocês podem estar sofrendo com resfriado e tosse. Mas, com certeza, vocês podem cantar dentro de vocês mesmos. Façam isso. Isso lhes dará força suficiente. O Nome Divino é muito sagrado. Se vocês O repetirem apenas uma vez, até mesmo os mortos voltarão à vida. Savithri perdeu o seu marido. Mas, devido às suas preces cheias de devoção, pôde trazer seu marido de volta à vida. (...)

A palavra "akhanda" implica cantar o Divino Nome ininterruptamente por 24 horas. Mas as pessoas ficam entrando e saindo enquanto o Akhanda Bhajan está acontecendo. Esse bhajan pode ser denominado apenas como khanda bhajan. É um bhajan incompleto. É difícil manter a continuidade das vibrações divinas em semelhante bhajan.

Vocês devem se assegurar de que não haja qualquer interrupção. Durante o Akhanda Bhajan vocês podem ir para casa por qualquer razão como, por exemplo, para se alimentar. Mas, continuem a fazer namasmarana enquanto cuidam das tarefas em sua casa.

Deus não deseja que vocês se descuidem de suas tarefas pessoais e domésticas. Vocês podem cuidar de todas as suas necessidades, mas lembrem-se constantemente de Deus enquanto as realizam. (...)

Quem faz namasmarana, qualquer que seja o Nome que tomem e onde quer que estejam, suas vidas serão santificadas. Eles estarão livres do pecado. Não se preocupem muito com raga e thala (tom e ritmo). Existe apenas um raga, que é hridayaraga (o som emanando do próprio coração). Ele é "Soham", "Soham". Permitam que suas vidas sejam moduladas por esse raga de "Soham". Então, qualquer atividade que vocês empreendam tornar-se-á um sucesso.

Vocês são muito afortunados por participarem deste Akhanda Bhajan. Durante os dias normais, os bhajan são cantados neste salão tanto pela manhã quanto à tarde. Esta é uma grande oportunidade. Não percam a oportunidade de participar do bhajan. Se vocês fizerem bom uso dele, suas vidas serão santificadas. O Akhanda Bhajan global é realizado todos os anos apenas com esse propósito.

Sathya Sai Baba – 13/11/2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário