segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gurupurnima - Homenagem ao Mestre Espiritual





Gurupurnima - Homenagem ao Mestre Espiritual

O Sábio Vyasa

Gurupurnima é nome do festival dedicado pelos hindús para homenagear o mestre espiritual. Sathya Sai Baba nos explica seu significado:

“Hoje é Gurupurnima - o Dia do Guru. O significado real de Gurupurnima não está em adorar o Guru - o preceptor - com alguma oferenda, mas em livrar-se das trevas da ignorância.

Purnima se refere à lua cheia e ela simboliza a mente repleta de gozo e alegria. Existe uma associação estreita entre a mente e a lua. Gurupurnima significa a eliminação de toda escuridão e maldade da mente. O verdadeiro mestre - Guru - está no coração. Purifiquem seus corações para permitir que o Divino resida nele.

Contemplem a Deus com um coração puro. Não há exercício espiritual mais elevado. Enquanto os homens estiverem apegados aos objetos mundanos, não poderão progredir no campo espiritual. O que se necessita, em primeiro lugar, é desenvolver o espírito de sacrifício e livrar-se dos apegos e possessividade. Depois disso, o desejo ardente por Deus se desenvolverá. Todos têm direito de receber a Graça de Deus, de acordo com seus méritos.

Quem é o Guru? Ele é o Dissipador Divino da escuridão que existe dentro de você. Brahma, Vishnu e Maheswara - a Trindade Divina - têm sido descritos como Gurus. Isto quer dizer que o Divino deveria ser considerado como o preceptor supremo, que pode destruir as trevas da ignorância.
Baba se refere ao que os hindús definem como os aspectos Criador, Preservador e Transformador de Deus, respectivamente.

Esquecendo-se desta verdade básica, as pessoas correm atrás de homens que vestem roupas de cor ocre e que professam um mantra e, ao mesmo tempo, esticam as palmas de suas mãos para apanhar o dinheiro. Isto não é o que se quer dizer por “Guru”. Instalem Deus em seus corações. As vibrações que emanam do coração os elevarão espiritualmente e lhes concederão a Sabedoria Divina. Esta sabedoria tem sido definida como “Consciência Constante Integrada”. Para adquirir essa sabedoria, vocês têm que manter suas mentes puras como um espelho, usando shradda (confiança) como um pano, molhando-o na água de prema (amor) e removendo a poeira do espelho (nas formas de más qualidades). Esta sabedoria não pode ser adquirida pela leitura dos livros. Ela deve ser obtida por meio de auto-exame e de auto-correção.

Gurupurnima é a oportunidade para se fazer a limpeza da mente e torná-la absolutamente pura. Não é suficiente louvar a Deus. Vocês têm que amá-lo. Vocês têm que se tornar o próprio amor, a fim de poderem amar o universo inteiro. Eu me dirijo a todos vocês como ‘Personificações do Amor’. Quando vocês se tornarem personificações do Amor, poderão amar a todos.”

Divino Discurso, 12 de julho de 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário