terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Shivaratri em 2014 , dia 27 ou 28 ?

Shivaratri em 2014 , dia 27 ou 28 ?





Redigi esta mensagem devido a  muitas consultas que recebi, onde muitos devotos queriam saber por que o Shivaratri é comemorado em 28 de fevereiro em Prasanthi  enquanto a maioria estão a celebrar no dia 27 de fevereiro. Eu verifiquei com muitos amigos no ashram e cada um confirmou que vai ser comemorado na noite do dia 28 e termina na manhã do dia 01 de março .

Estou resumindo todas as informações que  tenho de várias fontes: Os festivais hindus em particular são baseados no  Calendário Hindu, que depende do movimento do sol e da lua, por isso a maioria dos festivais são comemorados em datas diferentes a cada ano,  diferentemente do calendário gregoriano (sempre na mesma data) .
Há alguns festivais que têm uma diferença  de minutos (como o sol e a lua mudam o posicionamento ) o que resulta em  ampla variação e espaço para discussão e divergência de opiniões , devido à sobreposição dos dias. O Shivarathri deste ano também parece estar nesta situação , onde os  Pandits (sacerdotes) vieram com duas datas diferentes, o que tecnicamente falando, são uma e a mesma coisa.

Os festivais de Prasanthi este ano foram enquadrados por Sri.Nanjunda Dixit , o mesmo sacerdote que fez Ati Rudra Mahayagna no ano de 2006 . Esta dúvida de 27 ou 28 foi trazido até ele e a resposta que ele deu aos gestores do  ashram fez convence-los a optar por 28 como o posicionamento da LUA  que é mais apto em 28 de fevereiro  ( que por sua vez é um benefício da dúvida ) .

Muitos devotos já decidiram ter duas celebrações no Shivaratri este ano. Uma no dia 27 , em suas respectivas casas ( fazendo Lingam abhishkem , visitando santuários de Shiva etc) e quase todos os Centros Sai em todo o mundo estarão comemorando com o calendário de Prasanthi Nilayam , observando Shivarathri em 28 . ...

Swami explicou o significado da Shivarathri muito bem . Ele disse , assim como a Lua está completamente apagada , também devemos garantir que a nossa mente esteja completamente apagada. Como lua é a deidade da mente , mantendo uma noite delonga vigília podemos realmente conseguir isso ..
De qualquer maneira , temos que ter certeza de que se lembrem da mensagem de nosso Senhor no controle da  Mente.

Que este mês de Shiva seja muito abençoado para todos nós , e não deixar de controlar nossa mente macaco ..
Que o nosso Senhor esteja sempre conosco ...

Com Pranams aos pés de lótus de nosso amado Senhor ,
R.Satish Naik

http://sathyasaibaba.files.wordpress.com/2008/07/composite-sai-shiva-linga.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário