terça-feira, 26 de junho de 2012

O Gayatri de Sai Baba


A ocasião:  véspera de Natal, dia 24 de Dezembro de 1977.
O lugar: Sathya Sai Mandir em Vrindavana, Whitefield, perto de Bangalore.
O público reunido consistiu de um grupo de estudantes e docentes de Sri Sathya Sai College, bem como um número de devotos que visitam o ashram. Foi na gloriosa presença de Sri Sathya Sai Baba  que um grande estudioso dos Vedas o Pandit Sri Ghandikota Shastry Subrahmanya foi inspirado a anunciar o Sri Sathya Sai Gayathri, o mantra dedicado ao Nosso Amado Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. 


Este é o seguinte: 


Om Saayeeshvaraaya Vidhmahe 


Sathya Dhevaaya Dheemahi 


Thannassarvah Prachodayaath 


O significado disto é: 


"Eu sei através dos Gurus e shastras (e por experiência direta) que Sai é o próprio Deus!
 Ele é Bhagavan e Iswara, medito sobre esta forma no meu coração com todas as minhas faculdades mentais Ele é a personificação da Verdade, consciência da divindade universal que permeia todos os mundos. Rezo para  Saiparameswar dirigir nossos intelectos para se engajar em atividades auspiciosas e justas. Medito sobre esta grande forma. " 


Este Sathya Sai Gayathri, como outros Gayathris , está a par com o  Veda Mantra ou fórmula mística. Ele tem 24 letras, que consiste de três linhas, cada uma com oito letras. Tal composição tem propriedades únicas. De acordo com Maharishi Vararuchi, a numerologia de todas as letras somadas é 108. É por isso que recitação deve ser feito 108 vezes, para perceber o efeito pleno de Siddhi ( que é representado pelo número 108, ou seja, Meru ou o pendão de um rosário ou japamala). 
Ashtottara Sata Nama - os 108 repetições  levam à realização de Deus, que é o objetivo final. 


Cada Mantra Gayatri tem um profeta revelador ou Rishi e uma deidade ou Adhishthana Devata, que é a essência do mantra. Este mantra foi expresso (através dos mecanismos internos de Sathya Sai) pela boca do Pandit Sri Shastry Subrahmanya Ghandikota na presença de Sri Sathya Sai Baba. 
Desnecessário será dizer que Sai Baba  é a divindade que preside esta fórmula mística ou Mantra.





Sri Subrahmanya Sastry 
com  Bhagavan Baba


Nenhum comentário:

Postar um comentário