terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

“Quem Sou Eu?”

1 – “Quem Sou Eu?”
Era uma bela manhã no início do mês de maio em Kodaikanal. Bhagavan Baba estava 
sentado no salão no Sai Sruti, rodeado por alguns de Seus afortunados alunos, 
professores e devotos escolhidos para acompanhá-Lo naquele encantador verão nas 
montanhas. Era uma daquelas sessões após o desjejum. Bhagavan anunciou aos alunos: 
“Darei um prêmio especial para aquele que responder corretamente à Minha pergunta”.
Todos ali, especialmente os alunos, ficaram ávidos em expectativa e exaltação. Em 
geral, nessas ocasiões, Bhagavan fazia perguntas sobre eventos ou personalidades dos 
épicos ou da mitologia indiana. Mas a pergunta daquele dia foi única. 
Baba, apontando para Si próprio, perguntou aos rapazes: “Quem sou eu?”
A resposta veio quase imediatamente: “Deus!”, gritaram simultaneamente vários 
rapazes. Pensaram que a pergunta era muito simples. Mas Baba sorriu e disse: “Não está 
correta”.
A perplexidade foi geral. Um dos rapazes acrescentou: “Swami (mestre), você é Shiva 
Shakti Swarupa! (encarnação de Shiva e Shakti)!”
Todos, em expectativa, se voltaram para Bhagavan. Um belo sorriso brotou em Sua face 
alegre. Disse: “Não está correta”.
Vários sentiram que uma das Suas divinas brincadeiras estava por vir. Um dos alunos 
teve a coragem de dizer: “Swami, você é Sri Krishna que voltou!”
Baba riu alto e repetiu: “Não está correta!”
– Swami, você é Sarva Devata Swarupa! (encarnação de todas as formas de Deus)  –
disse um dos devotos mais antigos.
– Não está correta!
Tanto os mais novos quanto os mais velhos estavam atônitos, e a situação era intrigante. 
Um dos devotos pediu: “Swami, por favor, diga-nos quem Você é.”
– Eu sou eu! – declarou Bhagavan. Todos riram, e houve uma sensação de alegria geral. 
Mas Swami continuou sério. Ao sentir essa seriedade, todos ficaram sérios também. A 
atmosfera tornou-se completamente sublime à proporção que Baba explicava:
“O ‘eu’ é a base de tudo. Dizer ‘Eu sou isto ou aquilo’ é dvaita bhavam – a dualidade. 
Eu sou eu significa advaitam ou ekatvam – a unicidade. Essa é a verdade final. É este 
‘eu’ que é chamado por vários nomes – Deus, Atma, Brahman, Krishna, Rama, Shiva, 
Alá ou Jeová.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário