segunda-feira, 24 de outubro de 2011

26 de outubro O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes.


O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Este festival celebra o assassinato de Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.
O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas lendas são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.
Em muitas partes da Índia, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya,que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) congratulou-se com Rama por iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas, no sul indiano em algumas línguas, a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali no sul da Índia. Existem várias observâncias do feriado em toda a Índia.
O Jainismo Diwali é marcado como o nirvana do Lord Mahavira, que ocorreu em 15 de outubro, 527 aC.
Entre os sikhs, o Diwali veio a ter significado especial a partir do dia ao qual houve o retorno a cidade de Amritsar do iluminado Guru Hargobind (1595-1644), que havia sido detido no Forte em Gwalior sob as ordens do imperador Mughal, Jahangir (1570-1627). Como o sexto Guru (professor), do Sikhismo, Guru Hargobind Ji, foi libertado da prisão - juntamente com 53 hindus Kings (que eram mantidos como prisioneiros políticos) a quem o Guru havia organizado sua libertação. Após a sua libertação ele foi para o Darbar Sahib (Templo Dourado) na cidade santa de Amritsar, onde foi saudado pelo povo com tamanha felicidade que acenderam velas e diyas para cumprimentar o Guru. Devido a isto, sikhs referem frequentemente que Diwali também como BANDI Chhorh Divas - "o dia da libertação dos detidos".
O festival também é comemorado pelos budistas do Nepal, especialmente os Newar budistas.
Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional quanto ao aspecto estético, entretanto, é usufruído pelos hindus, independentemente da fé.
No Ashran de Sathya Sai Baba é comemorado com muita alegria e devoção!!!

2 comentários:

  1. Significado do Dipavali ou Diwali
    "A partir do próprio nome do festival Dipavali, pode-se ver que o brilho divino se manifesta nele. Dipavali significa o conjunto de luzes. Tamaso Maa Jyotirgamaya (Leve-me das trevas para a luz), é uma oração do Upanishads. Isso significa que onde há trevas, a luz é necessária. O que é esta escuridão? A tristeza é uma forma de escuridão. A inquietação é outra forma.A decepção é outra forma de escuridão. Falta de entusiasmo é outra. Para se livrar das trevas da tristeza , você tem que acender a lâmpada da felicidade. Para dissipar as trevas da doença, você tem que instalar a luz da saúde. Para se livrar da escuridão das perdas e fracassos, você tem que inaugurar a luz da prosperidade. Estes aparentemente opostas condições não são totalmente separados um do outro. Eles estão inter-relacionados. Se não há tristeza, não se pode saber o valor da felicidade. Se não houver trevas, o valor da luz não pode ser apreciado. Assim, se a grandeza de luz é para ser compreendida, a escuridão é necessária. É justamente por isso que o prazer é um intervalo entre duas dores. Do ponto de vista prático mundano, os festivais têm um aspecto. Do ponto de vista espiritual, eles carregam significado diferente. Mas há propósito comum em ambos. "
    Sai Baba, Sathya Sai Speaks. 12/91, p. 326

    Da origem Dipavali / Diwali
    "A história de vida de demônio Narakasura revela a magnitude da sua maldade. Seu reino inteiro estava mergulhado na escuridão. Nada de luzes acesas nas casas ou ruas. Nenhuma mulher podia ser vista em qualquer lugar ao ar livre. Ele aprisionou milhares de princesas e torturou inúmeros os homens. Incapaz de suportar essas indignidades, as mulheres apelaram para Krishna para obter ajuda. Narakasura, como tinha infligido sofrimentos sobre as mulheres, ele mesmo teve que ser punido por uma mulher. Por esta razão, Krishna assumiu a forma de Satyabhama e o destruíu na batalha. Dipavali comemora a vitória de Krishna sobre Narakasura. É também conhecido como Naraka Chaturdashi ". Sai Baba, SS. 1 / 91. p. 14

    ResponderExcluir
  2. Razões históricas de Dipavali
    "Foi no Dipavali em Ayodhya, que a coroação de Sri Rama teve lugar depois de seu retorno vitorioso de Lanka após vencer Ravana e sua ninhada Rakshasa. Por um longo período, Ayodhya foi mergulhada na escuridão (quando Rama estava no exílio na floresta). Na ausência do refulgente Rama , Ayodhya era uma cidade de trevas. As florestas estavam cheias de luz. O retorno de Rama foi saudado pelo povo de Ayodhya como o retorno do esplendor divino. Assim, eles comemoraram o evento com a iluminação de lâmpadas em todos os lugares . " Sai Baba, SS. 12/91. p. 327
    "Este é o dia em que o Senhor, em Sua encarnação Vamana enviou o imperador Bali para o Mundo Inferior depois que ele prometeu três pés de solo (medido pelo pé do Senhor) de Bali. Vamana (como a encarnação de Vishnu) usando o dom de três pés de terra para acabar com o egoísmo (Ahamkaara) de Bali. Bali é descrito como Chakravarti, soberano senhor. Em cada ser humano, há um soberano que preside todas as qualidades. Esse soberano é o ego. Dipavali é um festival, que é concebido para celebrar a supressão do ego pelo Eu Superior. O Homem é mergulhado nas trevas da ignorância e perdeu o poder de discriminação entre o permanente e o evanescente. Quando as trevas da ignorância causada por Ahamkaara (o ego) desaparece com a luz do conhecimento divino, o esplendor do Divino é experimentado " Sai Baba, SS. 12/91. pp 327 e 328
    "Em Kerala, acredita-se ser o dia quando o Imperador Bali, que foi autorizada a visitar o seu reino de outrora apenas por um dia no ano, é recebido por seus súditos gratos. Seus súditos podiam recebê-lo com iluminação e fogos de artifício. " Sai Baba. SSS. Vol. VIII, Dis fez: 25-10-1973. p. 203
    "Dipavali é também o dia em que ascendeu ao trono Vikramaditya ." Sai Baba, SS, 12/91. p. 328
    "É também o aniversário do falecimento do fundador do jainismo, Mahavira." Sai Baba, SS. 1 / 89. p. 13

    ResponderExcluir