terça-feira, 27 de outubro de 2015

EU SOU O EU, EU SOU O ATMA




EU SOU O EU, EU SOU O ATMA
Vocês não devem mentir sob quaisquer circunstâncias. Se aderirem à Verdade, a Retidão a seguirá. Onde a Verdade e a Retidão andam juntas, haverá paz. Onde houver Paz, também haverá Amor. Não há espaço para a violência onde há Amor. Infelizmente, hoje em dia, existe violência em toda parte, devido à ausência de Amor entre as pessoas. Com quem quer que cruzem nestes dias, há intranquilidade e agitação. As pessoas praticam japa (repetição do Nome de Deus) e tapa (penitência, austeridades) para obter a paz, mas não há paz em lugar algum. Para onde se olha, só há pás, pás, pás!2
É preciso desenvolver o Amor para alcançar a Paz. Antes de qualquer coisa, é preciso desenvolver o Amor. “Amor é Deus, Deus é Amor”. “Verdade é Deus, Deus é Verdade”. Verdade e Amor são realmente encarnação da Divindade. Apesar de Deus ser um, as pessoas atribuem-Lhe nomes diferentes como Rama, Krishna, Govinda e Narayana. Os diferentes nomes e formas atribuídas a Deus são produto da imaginação de poetas e pintores. Por exemplo, Ravi Varma pintou Deus em formas diferentes, baseado em sua imaginação. Mas Deus não pode ser limitado a um nome ou forma particular. Todos os nomes e formas são d’Ele e Ele também as transcende! Deus é imanente em todas as espécies vivas, inclusive nos seres humanos. Toda a criação é manifestação da Divindade.
Deus não tem desejos e aspirações. É altruísta. Tudo, no mundo externo, é reação, reflexo e ressonância de Seu ser interno. Isto é um tecido (mostrando um lenço). Falando estritamente, isto não é um tecido; é um conjunto de fios. Os fios tecidos em conjunto assumem a forma de um tecido. Igualmente, os pensamentos e desejos do ser humano formam a mente. Esses, por sua vez, expressam-se na forma de linguagem. As palavras levam à ação por intermédio dos órgãos dos sentidos. Nesse processo, os homens mantêm alguns maus pensamentos e sentimentos.
Por que Deus deu olhos ao ser humano? Somente para ver o bem. Igualmente, os ouvidos são para ouvir coisas boas e a língua para dizer boas palavras.

2 No original inglês, Baba faz um jogo de palavras entre peace (paz) e pieces (pedaços). O similar em português seria paz e pás.

Este é um fragmento do discurso divino do último Natal em 25/12/2009 ( apenas 4 meses atráz).
Quem Sou EU?
Infelizmente, hoje em dia, as pessoas desconhecem sua verdadeira natureza. Como, então, poderão saber sobre Deus? Portanto, em primeiro lugar, perguntem a si mesmos: “Quem sou eu? Quem sou eu?” Vocês compreenderão que “Eu sou Eu, sou o Atma”, “Eu sou Eu, sou o Atma”, “Eu sou Eu, sou o Atma”
Caso se esqueçam desse Eu Divino, o que permanece é apenas o ego. Portanto, sejam divinos.
O corpo é como um tubo de vidro. Dentro dele, a mente está inquieta e sempre mudando. O pássaro chamado Jeeva (alma individual) reside dentro de um pote de nove furos chamado corpo. Vendo as palhaçadas da mente, a Morte permanece rindo. É intrigante pensar como o pássaro entrou no pote e como pode erguer-se e sair dele. Todos os sábios e seres humanos de todos os continentes são submetidos à pena de carregarem o peso do corpo. Nessas circunstâncias, dentre todos esses seres, quem são os amigos e quem são os inimigos? Quando o egoísmo morre, todos são amigos. Nesse caso, não há inimigos. Essa lição deve ser lembrada por todos.

Um comentário:

  1. Escrevi este post em 2009 e não havia publicado até agora,
    Swami deve ter uma razão para que só agora o publicasse! Om Sai Ram

    ResponderExcluir