domingo, 21 de abril de 2013

A idade de Swami



Em seu discurso de 29 de Setembro de 1960 (capítulo 31 de Sathya Sai Speaks volume 1), Swami disse:

"Eu estarei nesta forma humana mortal, por 59 anos, mais e eu hei de alcançar o objetivo deste Avatar. Não duvide que vou ter meu próprio tempo para realizar meu plano, na medida em que você está preocupado eu não posso acelerar porque você está com pressa.

Eu às vezes posso esperar até que possa alcançar dez coisas de uma só vez, assim como um veículo não é utilizado para transportar apenas uma pessoa, mas espera até que na proporção de sua capacidade está completo para o transporte. Minha Palavra nunca falhará, tudo deve acontecer como eu quero "


Isso significaria que Swami iria deixar seu corpo com a idade de 93 ou 94, desde que ele nasceu em 23 de novembro de 1926. Mas Ele deixou a Sua forma física em 24 de abril de 2011 (dia de Páscoa) em 7h40, com a idade de 84. Qual é a explicação para esta aparente discrepância?

A explicação é que Swami estava falando em anos lunares, e não anos civis. Swami fez isso antes --- veja a história abaixo da linha horizontal no final desta página.

Há 12 meses lunares em um ano lunar. Várias pessoas deram cálculos que mostram que Swami foi de 94, 95 ou 96 anos lunares de idade, quando deixou seu corpo. Cada um dos cálculos dá uma estimativa diferente do número de dias em um mês lunar, e é por isso que existe uma diferença. Vamos esperar por um estudioso Hindu / astrólogo para nos dizer a idade exata, baseada não em média, em meses lunares, mas o número real de meses lunares que passou de seu nascimento à sua saída do corpo. Então, vamos saber exatamente como Swami era idoso.

Mas o ponto principal é que Swami parecia estar falando em termos de anos lunares, e não anos de calendário, e é por isso que todo mundo tem se confundido.

Aqui veremos um cálculo rápido. Swami viveu 30.833 dias. Meses lunares média 27,21 dias (um número encontrado na internet, mas pode não ser correto), e há 12 meses lunares em um ano lunar. Assim, Swami viveu cerca de 1,133 meses lunares, ou 94,4 anos lunares.

Este incidente, que teve lugar em 1986, mostra um precedente em Swami usar anos lunares.

O avô de Ghandikota Aryama foi o falecido B. Sri Ghandikota Subrahmanya Sastry, um famoso Pandit sânscrito e devoto de Swami, a quem o Sai Gayatri foi revelado. Quando o avô ganhou fusão com Swami em 1986, com a idade de 93, Swami veio ao seu apartamento em Prasanthi Nilayam e afirmou que o avô era um Maharishi e tinha atingido a idade de 100 anos .

Mais tarde, Aryama perguntou a seu pai, B. Sri Ghandikota Subba Rao, sobre a discrepância. B. Sri Ghandikota Subba Rao disse que Swami usa os anos lunares tradicionais indíanos, com base em meses lunares não ajustadas para os anos solares, para determinar tempo de vida de uma pessoa. 12 meses lunares completam um ano lunar, 100 desses anos lunares se igualaram a 93 anos para o avô de Aryama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário