É nomeado Vibhuti , uma vez que dota um indivíduo com prosperidade; Bhasma - ' cinzas ' porque ele queima todos os pecados ; Bhasitam - ' animou ' porque aumenta seu esplendor espiritual ; Ksharam - "destruição" , uma vez que elimina o perigo , e Raksha - ' protetor ' pois é uma armadura contra as maquinações de espíritos malignos .
Assim é como o Vibhuti é elogiado no Brihad Jabala Upanishad , um dos textos espirituais mais antigos. Vibhuti é uma palavra que geralmente é usado para denotar a cinza sagrada que os devotos hindus aplicam-se principalmente à sua testa. Ele é formado com o resíduo de madeira queimada e bolos de esterco de vaca secas que são usados no rito védico do Yajña ( fogo -sacrifício ) . A palavra " vibhuti ' ou cinza pode ter vários significados e simbolismos em vários níveis. A mais importante delas é a verdade que a cinza é o destino final de todo o mundo material. O ponto de vibhuti na testa é uma lembrança forte para o homem que o mundo é transitório e temporário , e assim , ele deve gastar seu tempo dea vida em atividades que propiciem o nascimento humano. E esta é a busca do último tesouro / riqueza - sua verdadeira identidade, a resposta para a pergunta: "Quem sou eu?"
A palavra " vibhuti ' também denota essa mesma perseguição. Na linguagem divina , o sânscrito, refere-se a Bhuti aishwaryam ( riqueza ou tesouro ) . "Vi" refere-se a algo que é valioso além da imaginação. O maior e mais valioso tesouro ", que busca o que não é preciso procurar nunca mais 'ou' que saber o que se sabe tudo". E essa é a razão pela qual muitas vezes é dito que aquele que usa vibhuti não precisa usar qualquer outra coisa. Essa é a razão por que o grande Senhor Shiva é elogiado com o epíteto " Digambara " ( aquele que se veste com os céus sozinho ) porque ele usa ' vibhuti todo próprio . Shiva ' vestindo ' vibhuti transmite a verdade de que Ele está isolado de toda a existência se Ele é coberto pela mesma coisa ! Vibhuti também chama a atenção para a história de incineração de Kama Deva ( o deus do desejo ) pelo Senhor Shiva , a mensagem em última análise, de que os desejos se tornam pó ( vibhuti ) .
O Poder do Vibhuti
Somos muitas vezes inocentemente ignorantes da maravilha daquele pequeno ponto brilhante na testa !
Era como uma criança que eu tinha ouvido uma pequena história , mas inesquecível, sobre o poder do vibhuti . Aparentemente, um devoto do Senhor adornado com um ponto brilhante de vibhuti na testa estava passando por uma floresta . Na floresta, ele se deparou com um poço maldito. Isso, segundo a história, foi o poço para o inferno. O viajante ouviu gemidos e gritos que emanam do poço. Curiosamente, ele caminhou até ele e olhou para dentro. No minuto em que ele fez isso , todos os gemidos e gritos cessaram.
Intrigado , quando ele se virou para andar, a gritaria começou de novo . Então, ele foi mais uma vez mais para o poço e olhou , apenas para ser respondido com um silêncio absoluto. Isso aconteceu várias vezes . Completamente confuso, ele caminhou para o poço e perguntou:
"Olá ! Alguém aí embaixo? "
Não houve resposta . Decidiu que o poço estava assombradoo , quando o viajante estava prestes a ir embora, ele ouviu uma voz ,
"Senhor ! Por favor, não vá embora! Este é o poço que leva para o inferno. Estamos todos sofrendo aqui. É sua presença que nos dá alívio. "
Surpreso, o homem perguntou:
"Como é que a minha presença lhe dá conforto ? Eu não sou nenhum santo ou redentor ! "
"Senhor, cada vez que você espiar para dentro do poço , uma pitada de vibhuti cai de sua testa aqui dentro! Isso nos dá grande alívio. "
A história manteve-se em meu coração desde então e eu respeito e adoro vibhuti do fundo do meu coração.
Paramam pavitram Baba Vibhutim
A panacéia para todos os males - mundanos e de outro mundo
Vibhuti também ganha especial interesse e significado para os devotos de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Desde seus dias de infância , desde que ele declarou sua Avataridade, Baba materializou vibhuti do ar e usou para todos os tipos de doenças e, como todos os tipos de bênçãos - mundanas e espirituais. O Vibhuti que deu foi de inúmeros tipos, adequados às diferentes finalidades para as quais foi criado . Às vezes, tinha a forma de um cubo duro, embora fosse mais comum ser um pó - fino , granulado ou em flocos. Pode ser perfumado ou picante, salgado ou doce , ou, às vezes , absolutamente sem sabor ou odor . Na cor , era branco ou escuro , ou de qualquer um dos tons intermediários. Às vezes, quando Ele acenava com a mão , vibhuti materializava-se com recipiente e tudo! Tal é a associação de Baba com vibhuti que seu biógrafo , o professor N. Kasturi , dedicou um capítulo inteiro , intitulado " A onda da Mão " para registrá-lo .
Na verdade, Swami elevou o Vibhuti a uma espécie de " carteira de identidade " para um devoto de Sai. Em um verso que Ele canta co sua voz melodiosa , Ele proclama :
Kolanuku Kaluvaye Shringaaramu
Aakashamunaku Chandrude Shringaaramu
Samudramunaku Alale Shringaaramu
Swami Bhaktulaku Vibhutiye Shringaaramu
(Lótus são os ornamentos para o lago. A lua é a decoração para os céus. As ondas decoram o oceano. Da mesma forma,o vibhuti é o ornamento para os devotos de Swami.)
Assim, não é de estranhar que, durante alguns festivais como Dasara e Mahashivarathri, Swami se manifestaria e distribuiria grandes quantidades de vibhuti. O vídeo abaixo vai lhe dar um vislumbre de um tal acontecimento magnífico ( materialização e distribuição) durante o dia Vijayadashami de Dasara.
O Vibhuti , hoje, tornou-se o Mahaprasadam ( dom gratuito dado a todos os devotos como um símbolo das bênçãos do Mestre ) em qualquer reunião ( local ou internacional) que se realiza em nome de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.
Conhecendo HIS'tory o Vibhuti
Mesmo o vibhuti que era primeiro "fabricado" foi feito diretamente pelas mãos divinas.
Desde a construção do ashram de Prasanthi Nilayam , as multidões que se reuniram em Puttaparthi só continuavam a aumentar . Puttaparthi tornou-se um centro de peregrinação para pessoas de todas as religiões e regiões do mundo . Foi só então que algo tão universal como a cinza tornou-se o Prasad que os devotos nesta morada Universal da Paz Suprema desejavam. Alguns ' sortudos ' recebiam vibhuti materializado com a onda da palma da mão divina . Mas todo mundo queria uma pitada da cinza sagrada para si e também alguns para levar para casa como um sinal das bênçãos de Baba . Foi quando Swami pessoalmente instituiu um procedimento para a " fabricação " de vibhuti .
A lenda diz que o próprio Swami reuniu e limpou esterco de vaca , o secou e queimou até virar a cinzas. Estas cinzas foram peneiradas e finamente pulverizada para resultar na primeira edição do vibhuti de Puttaparthi . Um pacote de papel pequeno destas cinzas estava disponível para qualquer visitante ao ashram para levar antes de partir para a sua cidade natal. Foi há algum tempo, na década de 1980, que o Sr. Khialdas , a pessoa encarregada de tomar conta dos armazéns gerais de cooperação para o bem-estar dos devotos , aproximou-se com um pedido de Swami . Ele disse à Swami que os devotos estavam querendo levar enormes quantidades de vibhuti aos seus respectivos países e cidades de origem . Não havia nenhuma maneira de que a pequena quantidade de vibhuti sendo ' fabricado ' fosse suficiente para cobrir até mesmo parte da demanda . Assim, ele procurou bênçãos de Swami para a criação de um sistema de fabricação de vibhuti elaborado depois que o mesmo poderia ser vendido a um custo muito baixo. O tempo chegara para a missão Sai de Amor para mudar as marcha e Bhagavan Baba graciosamente permitiu o empreendimento.
Um pequeno desvio para explicar o duplo propósito deste artigo é relevante aqui. Há uma noção errada de entre muitos que todo o vibhuti que eles compram no ashram ( em Rs 2 (rúpias) - por pacote de100gms ) tenha sido " materializado " por Swami e armazenados em câmara enormes para distribuição através destes pacotes. Claro, o vibhuti foi "criado" por Swami no mesmo sentido que o Universo foi criado por Ele, assim como você e eu termos sido criados por Ele. Mas, assim como o Big Bang foi o instrumento do Senhor do Universo para a criação e os pais são os seus instrumentos para chegar-mos ao mundo , há um processo instrumental que derrama o vibhuti Divino também.
O primeiro objetivo do artigo é o de educar o leitor sobre o know-how e os detalhes deste processo. A segunda finalidade é responder a tão elaborada a pergunta: 'Como" o vibhuti é feito agora ?
Desde de quando Swami concordou com a fabricação e venda de vibhuti em 1986 , a cinza crua foi obtido a partir de um fabricante e fornecedor em Palani , Tamil Nadu. Este vibhuti bruto é constituído majoritariamente de casca de cinzas, com traços de esterco de vaca de cinzas (menos de 1 %). Esta cinza chega a Prasanthi Nilayam , embalado em sacos de 50kg . O trabalho de amor , então, começa onde quatro perfumes diferentes são misturados no vibhuti em proporções presenteados por Swami para uma certa senhora chamada Bujamma .
Uma parede no galpão 'fabricação' separa o trabalho em andamento do embalado do Vibhuti.
Dois perfumes sólidos e dois perfumes líquidos foram selecionados entre dezenas trazidos para Swami por Khialdas. Swami chamou Bujamma e instruiu-a a misturar algumas colheres de sopa de cada um dos perfumes líquidos e algumas colheres de sopa de cada um dos perfumes sólidos em 40 sacos de vibhuti sem cheiro que chegou de Palani. (São retidos As medidas exatas. A formulação exata é um segredo que é tão bem guardado como a famosa "fórmula da Coca Cola '. A formulação é transferido apenas de boca em boca e não está escrito em qualquer lugar.) Que perfaz um total de algumas gramas de perfume em 2000 kgs de vibhuti. A frase "algumas gramas" é correta, porque ainda hoje, as mesmas colheres são usadas para adicionar os perfumes. Balanças eletrônicas não são utilizados para a proporção!
A colher abençoada que é usado até hoje para medir os vários perfumes para produzir a fórmula 'perfeita' .
A Bujjamma foi confiado o dever sagrado de misturar os perfumes para o vibhuti na dose prevista . Com a ajuda de alguns trabalhadores do sexo masculino , ela sincera e conscientemente reconhece seu sadhana diário de "criar" vibhuti . A mistura necessária para ser completa em si demora várias horas. Uma vez que a mistura esta completa, a árdua tarefa de embalagem deve ser concluída antes de os pacotes de vibhuti para os devotos .
Um dia, à Bujjamma foi dito por Khialdas e vários outros que o vibhuti não era perfumado suficiente. Ela poderia adicionar um pouco de perfume extra? Enquanto refletia sobre esta sugestão , seu Senhor visitou -a em um sonho. Lá, ele estritamente avisou contra o aumento da proporção dada . Por outro lado , Ele lhe disse para reduzir realmente o perfume sólido para apenas metade da receita original para os 40 sacos de vibhuti . A mudança divinamente ordenado foi incorporada e as proporções permaneceram os mesmos desde então.
O " Agora -How " do Processo de confecção de Vibhuti
Você pode dar um palpite da quantidade de vibhuti que é produzido em um ano a partir de Prasanthi Nilayam ? Realmente, pare de ler agora , feche os olhos e tente fazer uma estimativa aproximada . Quando eu fiz isso , eu pensei que as lojas , eventualmente, poderiam ter vendidos cerca de 5.000 quilos de vibhuti por ano. O número real me deixou pasmo. Em média, cerca de 100 toneladas de vibhuti é produzido todos os anos - um sólido 100,000 kg ! De fato, em 2010, esse número era de um colossal 128 toneladas ! E esse valor inteiro é completamente preparado pelo pessoal voluntário que em média de 20 mulheres !
.
!
Isso naturalmente estimulou em mim o desejo de visitar o galpão que está sendo usado atualmente como o local para esta produção . Mesmo quando me aproximei do galpão atrás dos blocos de alojamento no lado do norte do ashram , a fragrância da cinza sagrada flutuava em meu ser . Eu me senti tão enlevado . Entrando no barracão , vi que havia cerca de 15 a 20 mulheres , silenciosas e eficientes,realizando sua tarefa de embalar o vibhuti . Uma ou duas delas levantou a cabeça para ver quem era a recém-chegada silhueta na porta. As outras nem notaram minha presença. Eu tirei a minha câmera e então brilhou em voz alta a minha entrada . Agora, algumas delas olharam para mim e eu perguntei em voz alta:
" Posso falar com Sanku Ramaniyamma ? "
"Eu estou aqui " , disse uma senhora na casa dos cinquenta , selando os pacotes de vibhuti . Eu andei até ela e me apresentei. Ao ouvir que eu tinha vindo para ouvir a história do vibhuti , seus olhos brilhavam .
" O que devo dizer-lhe ? Você veio dois anos atrasado ! Bujjamma voltou para sua cidade natal por causa de sua idade avançada. Ela teria definitivamente narrado centenas de histórias relacionadas com o fabrico dovibhuti ! "
" Você quer dizer que até 2012, a Senhora Bujjamma foi quem ainda fazia a mixagem do vibhuti ? "
" Sim ! Quando a demanda por vibhuti tornou-se muito elevada, uma máquina foi trazida . Mas, mesmo assim , foi Bujjamma que manteve as proporções dos perfumes no vibhuti . Ela me ensinou como fazê-lo , dizendo que ela tiraria alguns meses de "férias" . Nós viemos a saber mais tarde que ela não voltaria mais . "
Em seguida , Ramaniyamma deu uma descrição detalhada de como o processo tem lugar . Um caminhão chega uma ou duas vezes por mês a partir de Palani com o vibhuti cru e descarrega os sacos no cais de descarga do galpão . Ramaniyamma leva uma banheira cheia de vibhuti e adiciona os perfumes em suas respectivas proporções com as' colheradas ' . O vibhuti na banheira é bem misturado junto com cânticos de hinos e mantras espirituais. Este vibhuti ' concentrado ' agora é igualmente distribuídos em 40 sacos pequenos . Um trabalhador , Ratnakar pelo nome , que tem estado na " unidade de produção " pelos últimos 40 anos, em seguida, adiciona um saco cheio de vibhuti cru na máquina de mistura. Para isso, ele acrescenta um pequeno saco do vibhuti ' concentrado ' . Durante a hora seguinte , a máquina de mistura e despeja o vibhuti que está pronto para uso . Este Vibhuthi é transportado em grandes vasos para a área de embalagem que é separada da sala de máquinas por uma parede .
A Evolução da Embalagem Vibhuti
Ajudantes do Senhor no trabalho, garantindo que os sinais mais reconhecidos da graça de Swami chegue casa de cada devoto em todos os cantos do mundo.
Ramaniyamma (no fundo em azul claro), além de misturar o vibhuti, trabalha com a seção de selagem elétrica de imprensa também.
No entanto, este processo de embalagem também tem evoluído ao longo de duas décadas . Em 1986, a embalagem original envolveu uma tampa de papel amarelo em que o vibhuti iria ficar cheio . Para evitar que a umidade de fazer o encharcado em cinzas , o pacote de papel poderia então ser coberta com uma folha de plástico transparente de cor amarela . Este seria, então, amarrada com um fino, cordel branco. Esta embalagem elaborada era muito trabalhosa .
Em 1994 , Swami passou quase 8 meses hospedado no ashram de Brindavan em Whitefield, Bangalore. Naturalmente, as multidões em Brindavan eram muito maiores em comparação com aqueles em Puttaparthi durante esse tempo. Esse foi o momento em que, com a permissão de Swami , o Sr. Ruchir Desai (faculdade no Campus Brindavan e que até a data gere as lojas de cooperativas em Brindavan ) iniciou a fabricação de vibhuti no ashram de Brindavan também. Isso foi essencial para atender à crescente demanda por vibhuti dos devotos . Com grande dificuldade Ruchir Desai obtida a fórmula de Bujjamma . Bujjamma deu a formulação somente após receber a confirmação de que Swami tinha de fato o instruido a iniciar a fabricação do vibhuti . Em alguns dias , mais de 1.000 pacotes seriam vendidos em questão de horas e até mesmo deslocando do processo de fabricação não parecia resolver o problema do aumento da demanda . O gargalo para a produção foi o processo de embalagem. Em uma tentativa de aumentar a produção para atender a crescente demanda dos devotos e limpar esse gargalo , Ruchir Desai se aproximou de Swami.
Ele informou à Swami sobre o método de embalagem existente e procurou bênçãos para um novo método de embalagem . Envelopes de plástico impressos foram obtidos que poderiam ser imediatamente selados com uma prensa elétrica quente. Swami selecionou o design apropriado para o envelope e também deu instruções sobre o que devia ser impresso na capa. Assim, a embalagem moderna que vemos hoje veio à existência , mais uma vez com as bênçãos e permissão de Swami.
UM VERDADEIRO TRABALHO DE AMOR
Ramaniyamma e sua dedicada equipe de voluntários consideram uma grande bênção serem capazes de embalar o maior tesouro na terra - o vibhuti ! A eles já foram oferecidos salários para as 5 a 6 horas de trabalho duro que eles realizam em uma base diária - sem finais de semana, sem férias - mas recusaram.
"Isso é algo que queremos fazer por Swami. Como podemos aceitar dinheiro para isso ? "
É com o seu nome em seus lábios que estes voluntários abnegados silenciosamente fazem seu grande serviço.
Livros Likhita Japam de todo o mundosão enviados para Prasanthi para oferecer suas folhas como capas para o vibhuti . (à direita)
O mesmo é a história em Brindavan também, com a equipe de voluntários que está sendo liderado pela Sra. Bhutia .
Embrulhado em papel com o seu nome , dobrados com o canto de Seu nome
e pronto para espalhar a glória do Seu nome.
Estes pedaços, não há necessidade de uma equipe separada para fazer pacotes de vibhuti que são disponibilizados como prasadam para cada devoto ao visitar o ashram , seja no escritório PRO , no escritório de segurança ou instalações de escritórios . Esta equipe separada é constituída por senhoras muito idosas, alguns delas até mesmo em seus oitenta anos , que se sentam durante e após os bhajans e embalam vibhuti . Como os voluntários que estão envolvidos na produção em grande escala e de embalagem , estas senhoras também buscam nada, mas Seu amor por seus esforços. Elas podem ser vistas em silêncio fazendo sua atividade atrás da Câmara bhajan em Prasanthi Nilayam , fazendo pequenos pacotes. Trata-se de 10 gms pacotes que são feitas a partir das páginas de livros do ' Likhita Nama Japa Sadhana . Estes livros para escrever o nome divino, escrito milhares de vezes, por devotos como parte de sua sadhana ou prática espiritual. Uma vez que o livro é completo, ele viaja para os ashrams onde ele se transforma no suporte e portador da cinza sagrada .
Isso , em resumo, é a história do vibhuti -.
Apesar de uma grande quantidade de detalhes que foi apresentado aqui um detalhe foi deixado de fora.
E isso não é porque ele foi esquecido , era mais porque foi dado como certo que todos sabem disso.
O ingrediente mais importante do vibhuti é o Amor infinito e graça de Bhagavan Baba que ele contém sempre !
A história da fabricação tem muitas mais experiências e narrativas embutidas nele e um artigo nunca será suficiente para capturar toda a sua glória. Mas se algum leitor está interessado em conhecer estes contos mais fascinantes , a melhor forma seria a de participar desse time dedicado e voluntário para embalar o vibhuti quando você está em Prasanthi Nilayam ou Brindavan . Isso seria uma situação inesquecível e gratificante.
Você vai ter histórias fascinantes e uma oportunidade de fazer parte deste processo magnificamente divino de fazer o mahaprasadam .
A equipe de voluntários na fabricação do vibhuti vai ficar muito agradecida na necessária ajuda para aumentar sua produtividade a fim de atender à crescente necessidade mundial de vibhuti - .
Aqueles que desejam oferecer-se neste trabalho de amor podem por favor contactar o PRO (Mr. Murali ) do ashram em Prasanthi Nilayam. Aqueles que desejam fazer o mesmo no ashram de Whitefield podem contatar o Sr. Ruchir Desai .
Paramam pavitram Baba Vibhutim
Paramam Pavitram Baba Vibhutim
Paramam Vichitram Leelaa Vibhutim
Paramaartha Ishtaartha Moksha Pradaanam
Baba Vibhutim Idam Aashrayaami
- Aravind Balasubramanya
Graphics - Mohan Dora
Nenhum comentário:
Postar um comentário