Aniversário do Mandir
OM SAI RAM
Queridas irmãs e queridos irmãos, celebramos o aniversário do nosso Mandir Sathya Sai Prasanthi.
Leiam por favor, porque esta história é linda, e compartilhem-na.
Inauguração do Mandir Sri Sathya Sai Mandir, o espetacular Sai Kulwant Hall.
Janeiro de 1948, dia 14 – Um dourado capítulo se inicia
Na manhã de 14 de janeiro de 1948, Swami colocou a pedra fundamental do Mandir de Prasanthi Nilayam, que hoje em dia é o espetacular Sai Kulwant Hall.
A Srª Sakamma, cafeicultora e filantropa de Bangalore que era uma ardente devota, sugeriu a Swami um espaço maior e melhor. Ela até chegou a expressar o desejo de construir um ashram para Ele em Bangalore, já que naqueles dias não havia instalações apropriadas para os devotos em trânsito com destino a Puttaparthi. Contudo, prevaleceu o desejo de Swami de que o ashram deveria ser construído em Puttaparthi mesmo.
Swami, em Seu discurso de aniversário de 23 de novembro de 1960, disse: “Em muitas ocasiões, os devotos Me têm suplicado para sair desta paupérrima aldeia e Me estabelecer em Bangalore ou Chennai, como Eu preferisse, em algum lugar mais tranqüilo. Porém lhes direi, aqui e agora, esta árvore tem que crescer no mesmo lugar onde brotou; não será transplantada. Não abandonarei este lugar, nunca, jamais! Este lugar será transformado em um Tirupati e aqueles que hoje são meninos e meninas seguramente o verão em toda sua magnificência.”
Em 24 de julho de 1947, a Srª Sakamma ofereceu a Swami os 3,86 acres de terra que ela havia adquirido em Puttaparthi, como uma simbólica demonstração do seu amor.
Logo em seguida, Swami empreendeu a tarefa de planejar o novo Mandir. Um dia, enquanto estava sentado às margens do rio Chitravathi, Ele próprio desenhou o projeto do Mandir sobre a areia.
E assim, aos devotos que estavam ao Seu redor, Swami fez uma reveladora profecia: “Centenas de milhares de pessoas de todas as partes do mundo virão a Puttaparthi, que se transformará num centro de peregrinação mundial.”
No alvorecer do ano de 1948, chegado o dia de Sankramana em 14 de janeiro, Swami colocou a pedra fundamental para a construção do Mandir de Prasanthi. Centenas de devotos guiados por uma banda musical O acompanharam até o local. Durante a cerimônia da quebra de cocos, enquanto se cavava um poço no solo, Swami materializou pérolas e várias pedras preciosas. A sagrada pedra fundamental foi colocada sobre estas místicas criações. Este é o consagrado nascimento da Morada da Paz Suprema.
Naquela noite, Swami seguiu com um grupo de devotos até o leito do rio Chitravathi e, enquanto se movia, materializou um grande bloco de caramelo e deu a um devoto para que o repartisse entre todos. Então, fez a revelação: “Em eras por vir, serei visível para vocês como uma caixa de fósforos, e somente de longe verão a Minha túnica.”
O profissional escolhido por Swami foi o Sr M. S. Thirumale Iyengar, o arquiteto mais famoso da época. Entre 1944 e 1952, ele esteve no comando da represa de alvenaria de Tungabhadra, de grande extensão e com 48,7m de altura, com uma capacidade de armazenamento de bilhões de metros cúbicos. Foi nesse período que, através do comissário de transporte Hanumantha Rao, o Sr Iyengar chegou a Baba. (Tempos depois, após a conclusão e inauguração do Mandir de Prasanthi Nilayan em 1950, o Sr. Iyengar continuou construindo o orgulho de infraestrutura do Estado de Odisha, a barragem Hirakud – a maior da Índia, com uma capacidade de cerca de 8 bilhões de metros cúbicos e 200.000 KW de potência energética).
O Senhor Mesmo, laboriosamente, supervisionou a construção do nosso Prasanthi.
Colocada a pedra fundamental, o Sr Iyengar procurou nas margens do Chitravathi uma rocha de bom tamanho, que pudesse ser dividida em blocos a serem utilizados nas paredes do Mandir.
Encontrou uma. Era uma rocha de 22 metros de altura e 32 de diâmetro, que ele queria explodir usando dinamite.
Quando o Sr Iyengar Lhe pediu permissão para isso, Swami mandou que esperasse. No dia seguinte, de forma surpreendente e impressionante houve uma forte chuva acompanhada de raios e trovões. Durante a tempestade, um poderoso raio caiu sobre a enorme pedra e a rompeu instantaneamente em pedaços.
Habilidosos cortadores de pedra e trabalhadores especializados no seu entalhe vieram de Coimbatore. Pedreiros chegaram de Bangalore. Um devoto de Mysore forneceu a madeira. Carpinteiros de um depósito de madeira de Bangalore trabalharam as portas, marcos e janelas e as transportaram até Puttaparthi.
O que é mais comovedor é que o próprio Swami enrolava uma toalha ou manta em Sua cabeça e pescoço, e pessoalmente supervisionava a construção do Mandir. Dezenas de fascinanteslilas (brincadeiras, jogos divinos) do Senhor se desenrolaram à medida que este Santuário Espiritual Superior da época era construído.
Finalmente, Bhagavan presenteou a humanidade com esta Morada da Paz Suprema em Seu Aniversário de 25 Anos – 23 de novembro de 1950, uma auspiciosa quinta-feira.
No Discurso desse dia, Ele disse: “Estou nomeando este Mandir recentemente construído de ‘Prasanthi Nilayam’. Prasanthi significa ‘Paz Suprema’ e Nilayam significa ‘Morada’. Sem nenhum mau pensamento, este lugar lhes dará a mente de um bebê recém nascido...”